ArtigoMulher

Mulheres fortes riem dos dias que estão por vir

Por Tessa Thompson

Q uando eu tinha dezesseis anos, o futuro pareceu-me sombrio. Devido a uma doença neurológica rara, comecei a perder minha audição, e a perda estava progredindo muito mais rapidamente do que eu imaginava quando recebi o diagnóstico. Meu mundo de encontros sociais e espírito alegre tornou-se de repente um mundo de estranheza social e silêncio.

Talvez, pior do que essas mudanças presentes foi a dolorosa realidade de que as coisas só iriam piorar. Passar pelo ensino médio foi uma coisa – mas e o casamento? E quanto à maternidade? E quanto a todas as coisas que queria fazer, isso seria prejudicado pela surdez?

Por volta desta época, um amigo me apresentou Provérbios 31:25 : “A força e a dignidade são suas roupas, e ela ri do tempo vindouro”. Quando eu olhei para o futuro aparente, eu queria chorar; mas aqui estava uma mulher piedosa que olhou para o futuro – desconhecidos, provações e tudo – e simplesmente riu. E esse riso não era um riso de incredulidade cheio de súbitos (veja Gênesis 18 ). Esse riso estava fluindo de uma mulher forte e sábia que temia ao Senhor ( Provérbios 31: 25-30 ).

Esta era a risada que eu precisava, e essa foi a risada que eu comecei a perseguir.

Uma visão valente de mulheres fortes

As mulheres tendem a ser preocupadas. Nos preocupamos com coisas triviais e coisas não tão triviais.

Minha roupa é apropriada para o evento? Meu filho crescerá com fraquezas sociais? Eu fiz comida suficiente para o jantar?

E é por isso que essa visão de uma mulher valente cheia de risos e temente a Deus é tão convincente e inspiradora para nós. Sabemos que somos propensas a ansiedade e cuidados, e, no entanto, desejamos glorificar a Deus, superando esses fardos com firme confiança no Senhor.

Mas também vivemos em uma cultura feminista, seguindo seus sonhos, faça-você-mesmo, que nos diz que devemos superar a fraqueza e perseguir o ideal, ao mesmo tempo que confia no poder fictício de si mesma. E embora nós, como mulheres cristãs, possamos rejeitar esses conceitos mundanos, eles podem facilmente se infiltrar em nossos pensamentos quando nos encontramos em circunstâncias que provocam medo e felicidade.

Isso não vai me prejudicar. Basta assistir: vou vencer isso!

Eu sei exatamente como resolver esse problema, e estou plenamente convencida de que meu conhecimento irá alterar essa circunstância.

Certamente, esta não é a vontade de Deus, e vou orar até ver uma mudança.

Há uma confiança nesses pensamentos, mas não uma confiança de Deus. Existe a aparência de força, mas não é uma força derivada do Senhor. Esta mulher pode estar rindo, mas quando suas circunstâncias não mudam e a resposta às suas orações importunas é bem diferente do que ela pediu, o riso cessará.

Ri como seu pai

Como, então, uma mulher piedosa continua sorrindo – rindo, mesmo – quando ela alcança esse momento inevitável de fraqueza, percebendo que o presente doloroso e, certamente, o futuro desconhecido, estão fora de seu controle?

Ela ri como seu pai.

Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Salmo 2: 2-4

 

Deus ri de seus inimigos porque ele sabe quem ele é. E sua filha ri das provações, conhecidas e desconhecidas, porque ela também conhece seu Deus.

Satisfeito em Sua Soberania

Mulheres fortes riem dos dias que estão por virUm riso piedoso e cheio de fé não vem de uma mulher que só confia em sua perseverança ou coragem em suas orações; Em vez disso, esse riso vem de uma mulher que soa em sua teologia e, portanto, se satisfaz na soberania de Deus. É um riso que não vem de uma tentativa orgulhosa e autoconfiante de deixar que nada se interponha em seu caminho; Em vez disso, é um riso humilde e confiante em Deus, com uma submissão silenciosa e em esperança.

“Bem-aventurados todos aqueles que se refugiam nele”, conclui o salmista ( Salmo 2:12 ). Em outras palavras, feliz – sorrindo, rindo – são aquelas, que não são seguras em si mesmas, mas que se encontram de forma segura descansando nos braços dele que tem o poder de sustentar e proteger a amada, mesmo no meio de provas. Sua alegria e paz não vêm de mudanças de circunstâncias, mas a firmeza de seu Deus imutável.

Minhas circunstâncias não mudaram. Eu continuei a perder a minha audição até estar completamente surda aos 21 anos.

Durante anos, orei sinceramente pela cura. Oh, como orei. Eu sabia que isso iria acontecer, e eu ri daquela doença humilhante e alteradora da vida, inteiramente certa de que minhas orações implacáveis ​​e cheias de fé seriam recompensadas com a resposta que desejava. Mas qual foi a fonte da minha risada? Pelo menos até certo ponto, ela veio de uma confiança no que eu sabia que Deus iria fazer por causa das minhas orações.

Bendito seja o nome

Dez anos depois, minha doença neurológica trouxe o início de uma frequente dor, a piora da paralisia facial e uma série de preocupações sobre como as coisas poderiam progredir dali em diante.

Mas agora eu sei. Uma mulher que ri dos dias vindouros deve estar de acordo com uma confiança firme, não no que ela pode suportar, mas em quem seu Deus continuará sendo ainda quando ela estiver em desvantagem. E, mesmo no momento mais profundo da dor, ela ecoará as palavras de Jó, enquanto um sorriso aparece em seus lábios: “O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor ” (Jó 1:21).

Tags

Tessa Thompson

Tessa Thompson mora em Grand Rapids, Michigan, com seu marido e dois meninos. Ela é apaixonada pela feminilidade bíblica, doméstica que glorifica Deus e pela aplicação da Escritura à vida cotidiana.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desativando o bloqueador de anúncios